O Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto participa, no dia 24 de outubro de 2025, da Oficina Literária “Pequenos Autores - Contação de Histórias” no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) onde falará sobre seu livro Ana e a margem do Rio. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria uma hora antes do evento. O objetivo da oficina literária infantil é estimular, por meio de atividades lúdicas e interativas, o interesse das crianças pela leitura e pela escrita. É parte de um convênio de cooperação entre o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) e a Academia Brasileira de Letras (ABL), que contempla ainda dois encontros.
Ana e a margem do Rio foi publicado em 2002, e o autor criou um universo onde mitos indígenas brasileiros se chocam com valores da civilização ocidental, que atinge o público adulto e juvenil.
O livro conta a história de Ana, indígena da nação Nauá, educada em colégio religioso em plena floresta amazônica. Aos poucos, a jovem, dividida entre o mundo da oralidade, herdado de sua tribo, e a religiosidade, imposta pelo sistema educacional – divide com amigos as aventuras fabulosas tantas vezes ouvidas de sua mãe. Mas, como quem conta um conto aumenta um ponto, a história vai sendo modificada pela influência que Ana recebe das freiras salesianas. Godofredo de Oliveira Neto intercala a vida de Ana e a lenda narrada. O livro é escrito na primeira e na terceira pessoas.
Godofredo de Oliveira Neto nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em 1951. É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entrou para a Academia Brasileira de Letras em 2022.
Aniversário do CCBB RJ
Para comemorar os 36 anos de história do CCBB Rio, no dia 12 de outubro, o público de todas as idades está convidado a celebrar durante todo o mês. No final de semana de aniversário, o CCBB celebra com a feira gastronômica Junta Local e a FLOPEI - Festa Literária dos Ocupantes da Praça XV e Imediações, com muita música e atividades especiais para as crianças na área externa. O Espaço Conceito Banco do Brasil RJ traz a tecnologia e o esporte das novas gerações em uma nova edição da Batalha de Robôs. Está em cartaz a recém-aberta exposição “Flávio Cerqueira: Um Escultor de Significados” e continua em exibição “José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios”, além das que compõem o Museu Banco do Brasil e a mostra educativa “Entre Tábuas e Telas: A História do Livro”, na Biblioteca. Fechando o mês, "Manguezal" apresenta esse precioso ecossistema brasileiro de uma forma nunca antes vista. No teatro, grandes estreias marcam a ocasião: “Nas Selvas do Brasil”, espetáculo que convida o público a participar da famosa expedição de Theodore Roosevelt e Marechal Rondon pela região amazônica, a “Mostra Primeira Infância”, ocupação do grupo teatral Eranos voltada para o público infantil; e "UM JULGAMENTO depois do Inimigo do Povo", com direção Christiane Jatahy e com Wagner Moura, Danilo Grangheia e Julia Bernat no elenco.
No cinema, a mostra “Chaplin” celebra a trajetória desse grande gênio com a exibição de 83 obras e o "Rio Mountain 2025" chega à sua 20ª edição com muita aventura. Vamos também mergulhar na Semana de Música Barroca da UNIRIO e nas apresentações de grandes clássicos internacionais nas quartas de Música no Museu. Na Praça da Pira, vem aí mais uma Feira das Yabás com atrações ainda mais especiais, e o grande Baile BlackBom, com muito charme. Ainda como parte das comemorações, o Clube de Leitura CCBB 2025 recebe mais uma convidada internacional, a escritora franco-ruandesa Scholastique Mukasonga, vencedora dos prêmios Renaudot e Simone de Beauvoir, para conversar sobre seu livro "A Mulher de Pés Descalços". Incentivando a pesquisa acadêmica e a preservação do patrimônio, o CCBB promove o colóquio "As Outras Faces da Moeda na Antiguidade", em parceria com a UFRRJ, sobre a importância do acervo exibido na exposição "Do sal ao digital". O Programa CCBB Educativo participa da programação com diversas atividades nos Campos de Arte, Ateliê Aberto e visitas mediadas. Confira a agenda completa no site do CCBB – bb.com.br/cultura. Nossos restaurantes, cafeterias e loja oferecem ainda mais descontos para compras com cartões BB (verifique as condições no local).
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São mais de 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias.
Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
21/10/2025