O escritor Pedro Bandeira, um dos mais célebres autores de livros infantojuvenis do país, decidiu se voltar um pouquinho ao público adulto —mas com a irreverência, o humor e a leveza de sempre.
O autor de 83 anos acabou de dar os toques finais em 200 páginas protagonizadas por Sherlock Holmes, nas quais o detetive mais famoso do mundo decide investigar um dos maiores mistérios da literatura: afinal, Capitu traiu ou não traiu seu marido?
Holmes e Watson saem pelo universo de "Dom Casmurro" analisando personagens como Bentinho, Escobar e José Dias para enfim descobrir a solução para o clássico insolucionável de Machado de Assis.
Se a inspiração no romance machadiano é um elemento que faz subir a faixa etária da leitura, isso não quer dizer que a linguagem de Bandeira vai se tornar mais rebuscada. É um autor que não equivale escrever para crianças a banalizar a língua e que enxerga na simplicidade um valor de toda literatura.
O plano da editora do romance, a Rocco, é lançar "Sherlock Holmes Investiga a Traição de Capitu" a tempo da Bienal do Livro que acontece em setembro em São Paulo, tipo de evento literário que costuma atrair hordas de fãs em torno de Bandeira.
O autor tem contrato de prioridade com outra editora, a Moderna, mas não é seu primeiro trabalho para a Rocco.
Na mesma casa, ele já havia colaborado com o amigo médico Guido Carlos Levi para uma outra história de Holmes, esta voltada a jovens, em que o britânico tenta solucionar a morte de alguns dos maiores gênios da música. O novo romance solo é dedicado ao colega.
CORAÇÃO DAS TREVAS A Intrínseca dobra a aposta em novos livros de alguns de seus autores mais populares em 2026. Terá, por exemplo, uma coletânea inédita de contos da argentina Mariana Enríquez, de "Nossa Parte de Noite" e "Os Perigos de Fumar na Cama". Está marcado para junho o lançamento de "Um Lugar Ensolarado para Gente Sombria", uma reunião de 12 histórias de terror que, como de hábito, revela o mal que espreita o cotidiano das pessoas comuns.
DE ESTRELAS E FLORES Um dos primeiros lançamentos do ano, em janeiro, é um novo livro de não ficção do americano John Green, autor de "A Culpa É das Estrelas" e militante do campo da saúde. Em "Tudo É Tuberculose", ele repassa a maneira como a doença moldou sociedades pela história e segue tirando a vida de mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente em países carentes. Outra best-seller com novidade é a francesa Valérie Perrin, que traz em março o romance "Les Oubliés du Dimanche", ou "os esquecidos do domingo", sua estreia antes de estourar com "Três" e "Água Fresca para as Flores".
FEITO À MÃO A Editora do Silvestre traz de volta às livrarias a biografia "Arthur Bispo do Rosario - O Senhor do Labirinto", que analisa vida e obra de uma das figuras que mais intrigam o mundo das artes plásticas. O livro da pesquisadora Luciana Hidalgo, que venceu o Jabuti de reportagem quando foi publicado pela Rocco em 1996, virou rapidamente referência nos estudos do artista e já ganhou uma versão revista naquela editora. Agora, com o acréscimo de novas reflexões e um relato inédito de bastidores, a autora diz que chegou à edição definitiva da obra.
Matéria na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/walter-porto/2025/12/pedro-bandeira-une-sherlock-holmes-e-machado-de-assis-em-seu-primeiro-livro-adulto.shtml
04/12/2025