O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a eleição da escritora Ana Maria Gonçalves para a Academia Brasileira de Letras. Em post compartilhado em suas redes sociais, o mandatário escreveu:
"A Academia Brasileira de Letras acertou em cheio ao eleger Ana Maria Gonçalves como sua nova imortal. Trata-se de uma homenagem merecida, de um justo reconhecimento a uma das melhores escritoras que temos hoje. A obra de Ana Maria Gonçalves nos ajuda a compreender a história brasileira, infelizmente marcada pelas mazelas do racismo e da opressão."
A Academia Brasileira de Letras acertou em cheio ao eleger Ana Maria Gonçalves como sua nova imortal.
Trata-se de uma homenagem merecida, de um justo reconhecimento a uma das melhores escritoras que temos hoje.
A obra de Ana Maria Gonçalves nos ajuda a compreender a história brasileira, infelizmente marcada pelas mazelas do racismo e da opressão.
O livro “Um Defeito de Cor” foi meu companheiro durante o período em que estive injustamente preso em Curitiba, e sempre faço questão de recomendar a todos a sua leitura.
Meus parabéns, grande escritora!
No comentário, Lula lembrou ainda sua experiência com o livro "Um defeito de cor", obra seminal da autora.
"O livro 'Um defeito de cor' foi meu companheiro durante o período em que estive injustamente preso em Curitiba, e sempre faço questão de recomendar a todos a sua leitura", disse Lula, que concluiu a mensagem parabenizando a nova imortal.
A escritora foi eleita nesta quinta-feira (10) para a Cadeira 33 da ABL. A mineira de 54 anos sucedeu o gramático, professor e filólogo Evanildo Bechara, morto em maio, e se tornou a primeira mulher negra a integrar o quadro de imortais da Casa de Machado de Assis desde a fundação da instituição, em 1897. Ela teve 30 votos e a escritora, professora e ativista Eliane Potiguara, 1 voto.
Matéria na íntegra: https://oglobo.globo.com/google/amp/cultura/noticia/2025/07/11/lula-celebra-eleicao-de-ana-maria-goncalves-para-a-abl-uma-homenagem-merecida.ghtml
14/07/2025