Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Diário de Petrópolis - Da Biblioteca Nacional às Academias Literárias, o Livro “O Centenário da Academia Petropolitana de Letras” promove interações interestaduais

ABL na mídia - Diário de Petrópolis - Da Biblioteca Nacional às Academias Literárias, o Livro “O Centenário da Academia Petropolitana de Letras” promove interações interestaduais

 

Lançado em novembro de 2024, durante a segunda edição do Flipetrópolis o livro “O Centenário da Academia Petropolitana de Letras”, do escritor acadêmico diretor Cleber Alves, vem ganhando espaço e excelentes retornos das bibliotecas e Academias Literárias em diversos lugares do Brasil. O livro documental dos cem anos da APL é destaque como acervo cultural, material de pesquisa e preservação da memória. Além de ser considerado uma verdadeira obra de arte, com destaques para as imagens que ilustram os destintos momentos da trajetória acadêmica, muito bem apresentados pelo autor.

Um agradecimento de Fernanda Montenegro

Dentre as manifestações de agradecimento destacamos o e-mail recebido da renomada atriz Fernanda Montenegro, que desde 2022 é titular da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras. Ela fez questão de ressaltar que também é Acadêmica Honorária da nossa Academia Petropolitana de Letras, título que recebeu no ano de 1994.

“Ao Presidente da Academia Petropolitana de Letras,

Acadêmico Marcelo José Fonseca Fernandes,

Como Acadêmica Honorária da APL, o que muito me honra e orgulha, agradeço o envio da importante publicação referente ao Centenário da Academia Petropolitana de Letras.

Atenciosamente,

Fernanda Montenegro”

A Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro recebe a obra acadêmica pelas mãos do autor

Dia 14 de janeiro, o acadêmico Cleber Francisco Alves representou a Diretoria da APL numa visita institucional à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, sendo recebido pela Diretora Executiva Sra. Suely Dias, que representou o presidente Marco Lucchesi, que se encontrava de férias fora do país. Na visita foram entregues exemplares do Livro do Centenário e dos Tomos 2 e 3 da Coletânea das Revistas da APL, ambos de sua autoria, para serem incorporados ao acervo da Biblioteca Nacional, junto com o Tomo 1 que já havia sido entregue ao então Diretor Executivo Sr. João Nara, no ano de 2022, durante os eventos comemorativos do centenário da Academia.

Destaque no site da Academia Piauiense de Letras

Depois de entregue pessoalmente pelo acadêmico professor Ataualpa Filho à presidente da Academia Piauiense de Letras, Fidelis Angélica Ommati, na sede da Instituição, no último dia 19 de janeiro, as obras literárias: livro do Centenário e tomos das Revistas da APL ganharam destaque em matéria no site da Academia Piauiense, como uma oportunidade de estreitar os laços institucionais com academias de letras de todo o país e promover o intercâmbio da produção literária de seus membros. A matéria ainda ressalta que a visita e entrega das obras consolida uma agenda de cooperação interacadêmica, amplia o repertório bibliográfico disponível à pesquisa e reafirma o papel das academias como instituições vivas, comprometidas com a preservação da memória, o intercâmbio intelectual e a difusão da literatura brasileira em perspectiva nacional.

Na Academia de Letras da Bahia

Presente no lançamento do livro “O Centenário da Academia Petropolitana de Letras”, o acadêmico Décio Torres representou a Academia de Letras da Bahia, oportunidade em que levou o exemplar doado pela APL para o acervo da instituição acadêmica baiana. Décio também escreveu sobre a obra em suas redes sociais:

“Academias são importantes monumentos históricos e guardiões das artes, da língua, cultura, ciência, literatura e história de um povo. Sua importância aumenta com o passar do tempo, principalmente quando se tornam instituições centenárias. E foi pensando na importância de se preservar sua história que o escritor Cleber Alves escreveu este belíssimo livro, documentando todos os passos possíveis de resgatar nos 100 anos da Academia Petropolitana de Letras (1922-2022), uma das pioneiras a abrigar mulheres em seus quadros e em sua direção. O livro foi lançado com bastante destaque na II FliPetrópolis que aconteceu no Palácio de Cristal na última semana de novembro. É um primoroso trabalho editorial e de pesquisa, com lindas fotos e ilustrações. Parabéns ao autor e à APL.”

Matéria na íntegra: https://diariodepetropolis.com.br/integra/colunista-academia-petropolitana-de-letras-38889

27/01/2026