A equipe PublishNews volta ao batente neste dia 5 de janeiro, quando também começam os Cursos de Verão do Instituto Estação das Letras. Serão todos inteiramente online, ao vivo e voltados a leitores, escritores iniciantes e autores em processo de criação. A programação oferece — até 5 de fevereiro — sete cursos breves, pensados para ampliar repertório, desenvolver projetos autorais e estimular o hábito da leitura. Além disso, dialoga com temas em evidência no campo cultural, como o crescimento da escrita criativa, a retomada da leitura de clássicos e o avanço das discussões sobre Inteligência Artificial aplicada à literatura.
"Do conto ao romance, passando pela poesia e a leitura de textos, a nossa programação busca atender a essas necessidades que aliam urgência no aprendizado à qualidade do trabalho de nossos mestres", diz Suzana Vargas, fundadora e diretora do Instituto Estação das Letras, em nota enviada à imprensa. Esses cursos são tradição na empresa, que completou 30 anos em 2025.
A agenda abre com Luiz Antonio de Assis Brasil, que ministra o curso Romance: teoria e prática, dedicado ao desenvolvimento de projetos de romance. Em seguida, a própria Suzana Vargas conduz a oficina Provocações Poéticas, com foco em leitura, criação e exercícios de escrita.
Também integra a programação a leitura guiada de Passeio ao farol, de Virginia Woolf, com o pesquisador Caio Moraes Ferreira, retomando um dos romances fundamentais do modernismo europeu, que volta a ganhar atenção entre leitores contemporâneos. O curso Mergulho no Conto, com Dau Bastos, aprofunda a escrita de narrativas curtas, enquanto A Escrita no encontro das artes, ministrado por Frederico Barbosa, propõe o diálogo entre literatura, música, teatro e artes visuais como estímulo criativo.
Já o acadêmico Paulo Henriques Britto, imortal da Academia Brasileira de Letras, está à frente do curso Como ler poesia, voltado a leitores interessados em aprofundar a compreensão do poema. A Estação das Letras acompanha ainda o debate contemporâneo sobre tecnologia com o curso Coescrita com Inteligência Artificial, ministrado por André Stangl, que apresenta fundamentos e práticas de escrita colaborativa entre humanos e máquinas.
Matéria na íntegra: https://www.publishnews.com.br/materias/2026/01/05/estacao-das-letras-lanca-programacao-com-sete-cursos-de-verao-online
06/01/2026