Considerado um dos blocos mais tradicionais do Carnaval carioca, a Banda de Ipanema vai celebrar 60 desfiles neste sábado (14), com concentração na Rua Gomes Carneiro, a partir das 15h. Na terça-feira (17), o cortejo acontece novamente pelas ruas de Ipanema.
Conhecida pela diversidade musical, a Banda promote sacudir o público com marchinhas, sambas, frevos, bossa nova e outros ritmos tradicionais.
À frente da agremiação, o presidente Cláudio Pinheiro exalta a tradição musical da Banda de Ipanema.
"Sinto a banda como componente fundamental no processo de recuperação do carnaval de rua na Zona Sul e na cidade do Rio. Hoje, destaca-se mais ainda o papel da Banda para a história recreativa, histórica e cultural da cidade. Falta ainda, a meu ver, reconhecimento oficial, mais forte, desse mérito", afirma.
Neste ano, os homenageados são Tia Surica, matriarca da Portela, e o escritor e jornalista Ruy Castro, membro da Academia Brasileira de Letras.
Ruy Castro destaca a importância da homenagem: "A Banda já me homenageou uma vez, indo tocar o Hino do Flamengo na minha festa de 60 anos no clube Marimbás. Ser homenageado novamente por ela no Carnaval é demais", comenta. O escritor também destaca o papel da Banda de Ipanema no resgare da folia de rua.
"Quando os blocos estavam abandonando as ruas do Rio nos anos 60, a Banda de Ipanema surgiu para manter o Carnaval vivo. Hoje, se os blocos tomam a cidade, é porque a Banda nunca deixou a peteca cair."
Tia Surica também celebra o reconhecimento. "Estou muito satisfeita por estar recebendo flores em vida. Estou muito lisonjeada", diz a sambista.
Matéria na íntegra: https://odia.ig.com.br/diversao/carnaval/2026/02/7207270-banda-de-ipanema-comemora-60-desfiles-e-leva-tradicao-as-ruas-em-dois-cortejos-em-2026.html
19/02/2026