Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lançamento de “Machado: o filho do inverno” destaca pesquisa inédita de Claudio Soares sobre identidade racial e legado literário de Machado de Assis

Lançamento de “Machado: o filho do inverno” destaca pesquisa inédita de Claudio Soares sobre identidade racial e legado literário de Machado de Assis

 

O jornalista, biógrafo e escritor Claudio Soares lança o primeiro volume de sua obra "Machado: o filho do inverno" na quinta-feira, 2 de dezembro, às 17h30, com uma palestra que vai mostrar as principais descobertas de seus 15 anos de investigação sobre a vida e a obra de Machado de Assis, com foco na negritude do escritor, um aspecto historicamente apagado ou tratado como secundário pela crítica tradicional.

A primeira pergunta que se faz é porque chamar Machado de “O filho do inverno?" e o autor responde: “ele nasceu em 21 de junho, dia do solstício de inverno”.

“Em algumas crônicas, ele se descreve como filho do inverno, chegando até a pedir que os leitores lhe mandassem presentes naquele dia”, explica o autor.

O primeiro volume de "Machado: o filho do inverno” abrange desde os tempos dos avós de Machado até o lançamento de “Memórias Póstumas de Bras Cubas”, em 1881. O segundo volume, abrangendo de 1882 até sua morte, em 1908, está previsto para ser lançado em 2026. Ao todo, serão mais de mil páginas.

A coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/machado-o-filho-do-inverno-659129 e será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/sj-Ml_MD9EY?si=eAGKS8-M6zw6OBfj

“Em vez de um Machado etéreo, universal e abstrato, veremos um escritor cuja literatura deixa de ser apenas um exercício de estilo e aparece como uma resposta cifrada ao mundo que tentou silenciá-lo e como uma afirmação teimosa de existência”, diz.

A biografia vai fundo em datas, personagens e acontecimentos. . Além da negritude, outras questões são tocadas com profundidade, como a origem da fa mília no Rio do século XVIII e a vida cultural de um ovem negro do morro do Livramento que ganhou um lugar no mundo.

Na próxima terça-feira (9), às 16h, o Acadêmico e escritor Domício Proença Filho conduz a conferência “A percepção de Machado de Assis”, encerrando o ciclo " Memórias da Academia".

Sobre Claudio Soares

C. S. Soares é escritor, jornalista, pesquisador e editor carioca, dedicado a recuperar histórias silenciadas pelo discurso oficial. Especialista em gestão da informação, participou de projetos que ampliaram o acesso à memória literária, como a edição de clássicos brasileiros para o Google Books, Niterói Livros e Árvore de Livros, além da coleção Clássicos Anotados da Obliq Livros. Criou o aplicativo Rio Cidade Livro para a Prefeitura do Rio de Janeiro, no âmbito das comemorações dos 450 anos da cidade.

Foi colunista de O Globo, escreve no portal Brasil de Fato e é autor das biografias Machado: O Filho do Inverno (Ação Editora, 2025) e Santos-Dumont (Série Essencial, Academia Brasileira de Letras / Imprensa Oficial de São Paulo, 2015), além do romance histórico Santos-Dumont Número 8 (Universo dos Livros, 2006).

24/11/2025