A Acadêmica, escritora e antropóloga Lilia Schwarcz se tornou a Nova Notável do Canal Ciência, serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7, Dia Nacional do Leitor. O portal é um dos pioneiros em fazer a ponte entre ciência, tecnologia e a sociedade brasileira.
“Eu queria deixar um recado para que o público alvo do canal ciência, formado por jovens, se encaminhem para a produção cientifica, porque esse é um país que depende muito dessa produção em todas áreas e depende dessa nova geração que vem aí porque é uma geração aberta às novas questões vinculadas aos direitos civis. É uma carreira tão criativa e que pede tantos desafios.”
Historiadora e antropóloga, Lilia é professora titular da Universidade de São Paulo (USP) e docente visitante em Princeton. Também atua como editora da Companhia das Letras, da qual é co-fundadora.
É autora de obras premiadas e participa ativamente do debate público sobre identidades nacionais e desigualdades históricas no Brasil, com temas como a escravidão, questões raciais, monarquia e o autoritarismo brasileiro, sempre trazendo o rigor científico para a esfera pública.