A Acadêmica e antropóloga Lilia Schwarcz e o Acadêmico e historiador Arno Wehling analisam a trajetória de D.Pedro II na mesa-redonda “200 anos de D. Pedro II” na próxima quinta-feira, dia 4, às 17h, dentro do projeto “Quinta é Cultura”.
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/200-anos-de-d-pedro-ii-534335 e também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/TnGaNYKfjuI?si=_wqT_mEz2x1uwTZh
Arno Wehling e Lilia Schwarcz vão abordar as múltiplas interpretações construídas ao longo do tempo sobre a figura de Dom Pedro II, cuja trajetória pública se estendeu por mais de meio século e marcou profundamente a vida nacional.
Segundo Arno, o bicentenário de um homem público que permaneceu por mais de meio século no primeiro plano da vida nacional enseja múltiplos registros.
A partir de diferentes leituras e releituras produzidas em distintos momentos históricos do país, os Acadêmicos buscarão compor um amplo painel que discute o significado histórico do segundo Imperador no contexto político, social e cultural de sua época.
O encontro também examinará como essas percepções foram sendo transformadas, revisadas e acumuladas ao longo dos anos, refletindo mudanças de perspectiva, novas abordagens historiográficas e diferentes sensibilidades do público e dos estudiosos. Dessa forma, os acadêmicos mostrarão uma visão abrangente e dinâmica da importância de Dom Pedro II para a formação da história nacional, ressaltando tanto seu papel no século XIX quanto a construção contínua de sua imagem na memória brasileira.
Na próxima quinta-feira (11), às 17h30, será realizado o último evento do ano, o monólogo de Othon Bastos “Não me entrego não”, que marca o encerramento da programação da ABL em 2025.
Sobre Lilia Schwarcz
Lilia Schwarcz é historiadora, antropóloga e professora titular do Departamento de Antropologia da USP e global scholar/visiting professor da Universidade de Princeton. É autora de mais de 30 livros, entre eles “O espetáculo das raças”, “Lima Barreto triste visionário”, “Enciclopédia Negra”, e “Imagens da branquitude”, tendo recebido 8 prêmios Jabuti. Foi Professora Visitante nas Universidades de Oxford, Leiden, Ècole des Hautes Études, Brown, Frei Universitat e Tinker Professor na Columbia University. É professora emérita da Universidade de Buenos Aires (2024).
Sobre Arno Wehling
Arno Wehling é graduado em História pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e em Direito pela Santa Úrsula, com doutorado em História e Livre Docência em História Ibérica pela USP, e pós-doutorado pela Universidade do Porto. Foi professor titular de Teoria e Metodologia da História na UFRJ e de História do Direito e das Instituições na UNIRIO.
Entre seus livros, estão “Pensamento político e elaboração constitucional”, “A invenção da história - estudos sobre o historicismo”, “Formação do Brasil colonial”, “Direito e Justiça no Brasil colonial” e “Do Antigo Regime ao Constitucionalismo “.
26/11/2025