Honraria consagra pessoas que contribuíram para o fortalecimento da cultura brasileira
A Acadêmica Ana Maria Machado foi nomeada Personalidade Literária da 67 edição do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. A honraria consagra pessoas fundamentais da literatura nacional, que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da cultura brasileira e a formação de gerações de leitores. Em 2024, a escritora Marina Colassanti foi a homenageada. A entrega do Prêmio Jabuti 2025 será no Rio de Janeiro, para marcar as comemorações da cidade como Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO.
“Ter um reconhecimento significativo como esse por parte dos meus pares, o povo do livro, é uma imensa alegria. Devo tanto aos livros e às leituras que fiz pela vida afora… por isso busco sempre que todos tenham oportunidades semelhantes”, disse Ana Maria Machado, ainda emocionada.
O presidente da ABL, jornalista Merval Pereira, afirmou que é uma honra enorme ter a escritora Ana Maria Machado como personalidade literária do prêmio Jabuti 2025. “Ela é uma das mais destacadas figuras da literatura brasileira e sua obra, que educa e diverte, reflete sua habilidade de contar histórias e seu comprometimento com a formação de leitores. Esta honraria celebra uma trajetória rica em prêmios e reconhecimentos. Sua contribuição à literatura é inestimável”.
Para Sevani Matos, presidente da CBL, Ana Maria Machado é uma das autoras mais completas da literatura brasileira contemporânea. “Sua obra transita com maestria entre gêneros públicos e linguagens, mantendo sempre um compromisso profundo com a palavra escrita e com o poder transformador da literatura. É uma honra celebrar sua trajetória como Personalidade Literária desta edição do Jabuti”.
“O Prêmio Jabuti 2025 homenageia uma escritora que levou a literatura brasileira para o mundo, sem jamais perder suas raízes. A história de Ana Maria Machado é também a história da força criadora das nossas letras, que seguem encantando e formando leitores dentro e fora do país”, destaca Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti.
Ana Maria Machado já ganhou três prêmios Jabuti: em 1978, com História meio ao contrário; em 1997, com Esta força estranha; em 2000, com Fiz voar meu chapéu. Em 2000, ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel da literatura infantil e em 2001 o Prêmio Machado de Assis, da ABL , pelo conjunto da obra, entre muitos outros prêmios.
Foi presidente da ABL em 2012 e 2013, e é autora de mais de cem títulos, entre romances, ensaios, contos e uma vasta produção infantojuvenil.
Formada em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, fez pós-graduação na UFRJ. Deu aulas na Faculdade de Letras na UFRJ (Literatura Brasileira e Teoria Literária) e na Escola de Comunicação da UFRJ, bem como na PUC-Rio (Literatura Brasileira).
Em janeiro de 1970, partiu para o exílio. Na bagagem, levava cópias de algumas histórias infantis que estava escrevendo, a convite da revista Recreio. Trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e no Serviço Brasileiro da BBC de Londres, além de se tornar professora de Língua Portuguesa na Sorbonne. Nesse período, participou de um seleto grupo de estudantes na École Pratique des Hautes Études cujo mestre era Roland Barthes, sob cuja orientação terminou sua tese de doutorado em Linguística e Semiologia. O trabalho resultou no livro Recado do Nome (1976), sobre a obra de Guimarães Rosa.
Como jornalista, trabalhou no Correio da Manhã, no Jornal do Brasil, no O Globo, e colaborou com as revistas Realidade, IstoÉ e Veja e com os semanários O Pasquim, Opinião e Movimento. Durante sete anos, chefiou o jornalismo do Sistema Jornal do Brasil de Rádio. Criou e dirigiu por 18 anos, com duas sócias, a primeira livraria do país especializada em livros infantis, a Malasartes. Também foi editora, uma das sócias da Quinteto Editorial. Há 35 anos vem exercendo intensa atividade na promoção da leitura e fomento do livro, tendo dado consultorias, seminários da UNESCO em diferentes países e sido vice-presidente do IBBY (International Board on Books for Young People).
17/09/2025