Selton Mello está à frente da adaptação audiovisual de O alienista, conto clássico de Machado de Assis (1839-1908). O projeto representa mais um passo do ator, diretor e produtor em direção a narrativas autorais que dialogam com o cânone literário brasileiro e reafirmam a atualidade de textos fundadores da nossa literatura. Essa adaptação é um desejo antigo do ator, como ele destacou em nota enviada à imprensa. “Levar O alienista para as telas é um sonho de mais de vinte anos”, informa, no comunicado.
“Quem é maluco? Qual o limite tênue entre razão e insanidade? Uma alegria enorme ao lado da Conspiração e de parceiros que anunciaremos em breve, trabalhar com este material tão clássico quanto atual. Machado de Assis é nosso mestre absoluto da literatura e chegou a hora de oferecer esta história estupenda ao grande público”, afirma o ator que brilhou muito este ano ao interpretar Rubens Paiva (1929-1971), perseguido e morto pelo regime militar, no filme Ainda estou aqui, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional — por muito pouco, Fernanda Torres não trouxe também a estatueta de Melhor Atriz para o Brasil, mas a euforia que a sua indicação provocou nas redes sociais equivale ao prêmio.
Publicado originalmente em 1882, O alienista é uma das obras mais conhecidas do fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) — que ganhou uma biografia memorável também este ano, Machado: O filho do inverno (Editora Ação), escrita por C.S.Soares — e permanece atual ao investigar, com ironia, as fronteiras entre normalidade e loucura, ciência e poder, razão e arbitrariedade. Ao longo de mais de um século, o texto foi objeto de leituras críticas, adaptações teatrais e discussões acadêmicas, consolidando-se como um dos pilares da ficção brasileira. Selton viverá o médico Simão Bacamarte, que sonha em aprisionar uma cidade, de acordo com os seus parâmetros mentais.
O novo projeto se soma à trajetória recente de Selton Mello como realizador interessado em obras de forte densidade psicológica e cultural. Além da atuação consagrada no cinema e na televisão, o artista vem ampliando sua presença na direção e no desenvolvimento de projetos audiovisuais que dialogam com a memória literária e cultural do país, com destaque para a audiossérie de suspense França e o labirinto, exclusiva do Spotify. Nela, o ator usa o gogó para passar todas as emoções de um carismático detetive cego.
Matéria na íntegra: https://www.publishnews.com.br/materias/2025/12/15/selton-mello-vai-adaptar-o-alienista-para-os-cinemas
18/12/2025