Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Secretaria da Cultura do RS - Domício Proença Filho revisita o mistério de Machado de Assis em apresentação na Biblioteca Pública do Estado

ABL na mídia - Secretaria da Cultura do RS - Domício Proença Filho revisita o mistério de Machado de Assis em apresentação na Biblioteca Pública do Estado

 

Na segunda-feira (3/11), às 17h, o Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), será palco de apresentação do romance “Capitu – Memórias Póstumas”, do imortal da Academia Brasileira de Letras, Domício Proença Filho. Na ocasião, o médico e escritor Gilberto Schwartsmann participa de uma conversa com o autor. A entrada é gratuita.

Mais de um século após o nascimento do enigma, Capitu ressurge com voz própria. Em “Capitu – Memórias Póstumas”, Domício Proença Filho dá nova vida a uma das personagens mais complexas e fascinantes da literatura brasileira. Se, em Dom Casmurro, conhecemos Capitu apenas pelos olhos de Bentinho — narrador ciumento e talvez pouco confiável —, nesta nova obra é a própria Capitu quem assume o papel de narradora, oferecendo sua versão dos fatos e das paixões que marcaram sua existência.

Ao retomar as “pistas deixadas pelo Bruxo do Cosme Velho”, Proença Filho propõe um romance que une rigor literário, erudição e ousadia criativa. O autor, conhecido por sua trajetória intelectual e por seu papel de destaque na cultura brasileira, reinterpreta o mito machadiano, revisitando temas universais como ciúme, culpa, desejo e memória. Mais do que responder à pergunta — teria Capitu traído Bentinho? —, o livro revela novas dimensões da alma feminina e humana, transformando um clássico da literatura em um diálogo contemporâneo.

“Capitu é uma das vozes mais injustiçadas da literatura brasileira”, afirma Domício Proença Filho. “Em Machado, ela foi silenciada pelo olhar de Bentinho. Em meu livro, ela retoma a palavra para reconstruir sua própria história”, ressalta.

De acordo com a diretora da BPE, Ana Maria de Souza, “o resultado é um romance que provoca, emociona e desafia, reafirmando a vitalidade da obra de Machado de Assis e a atualidade de seus dilemas”. Ao lado de Gilberto Schwartsmann, o autor promete uma conversa rica em reflexões sobre literatura, linguagem e a complexidade das relações humanas.

O evento marca também um momento de celebração da literatura nacional e de sua tradição crítica, reforçando o compromisso da Biblioteca Pública do Estado com a difusão da cultura e o estímulo ao debate literário.

O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master da Shell, planejamento e gestão de Cida Cultural, apoio de Grupo Imobi e Instituto Estadual de Música (IEM) e realização da Associação dos Amigos da BPE, BPE, Sedac, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre o autor

Domício Proença Filho nasceu no Rio de Janeiro em 1936. Romancista, poeta, ensaísta, crítico literário, antologista, professor universitário, filólogo, pesquisador, conferencista e promotor cultural, sempre marcou presença nas áreas da criação artística que se relacionam com a escrita e com a língua portuguesa. Desde o dia 26 de março de 2006 é membro da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a cadeira nº 28.

Sobre a BPE e a Shell

Fundada em 1871, a BPE é uma das mais antigas do Brasil. Seu acervo reúne raridades bibliográficas, literatura brasileira e estrangeira, obras em Braille, quadrinhos, mangás e documentos históricos. Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, é referência em preservação da memória literária, incentivo à leitura e inovação cultural. Hoje, é também um espaço de convivência, arte e acesso democrático à cultura.

Há 112 anos no País, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Serviço

Domício Proença Filho fala sobre livro “Capitu – Memórias Póstumas”.

Participação de Gilberto Schwartsmann

Quando: 3 de novembro (segunda-feira), às 17h

Onde: Salão Mourisco, na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)

Entrada gratuita

Matéria na íntegra: https://cultura.rs.gov.br/domicio-proenca-filho-revisita-o-misterio-de-machado-de-assis-em-apresentacao-na-biblioteca-publica-do-estado

03/11/2025