Na tarde desta sexta-feira, dia 11, a OABRJ realizou a última cerimônia deste ano de entrega da Medalha Evandro Lins e Silva, uma das mais importantes distinções concedidas pela Seccional. A comenda é destinada àqueles que se destacam na defesa do Estado democrático de Direito e da advocacia.
A presença de quatro nomes com trajetória na Presidência do Conselho Federal da OAB já evidenciava a relevância do encontro. O atual presidente, Beto Simonetti, e o ex-presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho, dois dos homenageados do dia, estiveram ao lado dos ex-presidentes Felipe Santa Cruz e Bernardo Cabral. No plano local, o evento também reuniu ex-presidentes da OABRJ, como o próprio Santa Cruz — que acumula as duas trajetórias —, Luciano Bandeira e Oscar Argollo, reforçando o caráter histórico e institucional da solenidade.
Além de Simonetti e Coêlho, foram agraciados com a Medalha Evandro Lins e Silva o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto; o desembargador do TJRJ Agostinho Teixeira; e o diretor da FGV Conhecimento, Sidnei Gonzalez.
“Este é um dia histórico para a OABRJ e um momento de gratidão a autoridades que auxiliam a advocacia no Estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Encerrarmos o ano com chave de ouro e tenho certeza que Evandro Lins e Silva está muito feliz por ver sua imagem no peito de homens tão valorosos”, exaltou a presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.
A cerimônia conduzida por Basilio reuniu autoridades, representantes da advocacia, presidentes de subseções e familiares dos homenageados, que lotaram o plenário para prestigiar um momento marcado por emoção, reconhecimento e respeito à trajetória de cinco grandes figuras da vida jurídica brasileira.
Ao lado da presidente e dos homenageados, também compuseram a mesa a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e conselheira federal da Ordem pelo Rio de Janeiro, Rita Cortez, e os ex-presidentes do CFOAB Felipe Santa Cruz e Bernardo Cabral, que reforçaram o trabalho, a dedicação e o merecimento de cada um dos homenageados.
“Receber uma homenagem que carrega o nome de um ícone da advocacia brasileira, em nome de mais de 1,4 milhão de advogados e advogadas do nosso país, realmente dá um significado ainda maior a este momento e mostra para toda a nossa classe o que significa essa união da Seccional fluminense com o Conselho Federal da Ordem”, afirmou Beto Simonetti.
Muito elogiado pelos colegas, Marcus Vinicius Furtado Coêlho se mostrou honrado e também enalteceu o ícone que dá nome à comenda:
“Evandro Lins e Silva foi um advogado de coragem, um magistrado perseguido pela ditadura militar porque defendia os valores democráticos. Sem dúvida alguma receber tal distinção causa essa emoção em quem é devoto da democracia, do Estado de Direito e da Constituição”.
Já o desembargador Ricardo Couto destacou o caráter simbólico e democrático da solenidade, ressaltando a importância da abertura do Poder Judiciário ao diálogo com a advocacia e da valorização de nomes que marcaram e seguem fortalecendo a história da Ordem e das instituições jurídicas:
“Para mim, como presidente do tribunal, é uma homenagem muito importante, porque isso mostra a abertura da corte para todos os advogados. Essa homenagem é um marco na memória daqueles que têm um significado muito importante para a ideia de liberdade, de luta, para a ideia de democracia".
Entrega da Medalha Montezuma e moção de agradecimento do IAB
A cerimônia também foi marcada por um momento especial, conduzido pelo IAB, dedicado ao reconhecimento institucional. Durante o evento, houve a entrega da Medalha Montezuma – honraria destinada a personalidades que prestam relevantes serviços ao Instituto ou que foram portadores de títulos e trabalhos de alto nível cultural – a Marcus Vinicius Furtado Coelho e uma moção de agradecimento a Beto Simonetti, por seu trabalho em prol da classe.
A presidente do IAB, Rita Cortez, celebrou a parceria histórica com a OABRJ e exaltou a contribuição dos homenageados para o fortalecimento das instituições jurídicas.
"Foi uma sessão histórica em conjunto com a Seccional para homenagear pessoas fantásticas, que contribuíram muito para a advocacia ao longo dos tempos. A Ordem tem colaborado bastante com o nosso trabalho e a recíproca é verdadeira. Então, nada mais justo do que nos juntarmos para um momento tão maravilhoso. A nossa intenção é desenvolver mais trabalho conjunto, pois é através dessa atividade conjunta das instituições que nós fortalecemos a nossa classe”, afirmou.
Demonstrando a relevância e o carinho do meio jurídico com os homenageados, prestigiaram o evento nomes como a presidente da Caarj, Paula Vergueiro; a vice-presidente da OABRJ, Sylvia Drumond; o presidente da Concad, Rodrigo Farias; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Alfredo Hilário; o desembargador do TJRJ Carlos Alberto Direito Filho; o jurista e membro imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Roberto de Castro Neves; os conselheiros federais pelo Rio de Janeiro Paulo Cesar Salomão Filho e Juliana Bumachar, o advogado e membro do IAB, Eurico Teles; e o defensor público José Roberto Mello Porto.
Matéria na íntegra https://www.oabrj.org.br/noticias/oabrj-reune-liderancas-direito-nacional-cerimonia-entrega-medalha-evandro-lins-silva
18/12/2025