Nos dias 23 e 24 de julho, o Centro Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo realiza, em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), dois dias de debates em torno do tema “Autoritarismo” – pauta da publicação 123 da Revista Brasileira. No evento de lançamento, a editora da publicação, Rosiska Darcy de Oliveira, convida o cientista social Jorge Caldeira, o economista Eduardo Gianetti, o advogado e cientista político Oscar Vilhena e o professor de comunicação Eugênio Bucci, que assina um dos artigos desta edição. As mesas terão a mediação de Cristina Aragão, editora-adjunta da revista.
A editora Rosiska abre o editorial da revista com a seguinte sentença: “É fácil reconhecê-lo. A mesma face assustadora, embora maquiada com ajuda poderosa de novas tecnologias e de velhos expedientes, que usam instrumentos da democracia para miná-la (...)” – para situar no mundo de hoje o fantasma nada misterioso do autoritarismo que ameaça democracias em diversos continentes e países.
O dossiê traz um panorama dos espectros do autoritarismo, por exemplo, no texto do Presidente do STF Luís Roberto Barroso, em que ele menciona alguns dos principais traços do “populismo autoritário” que ameaça a harmonia institucional e de como realizar uma frente de resistência constitucional para preservação do regime democrático. O ocupante da Cadeira 22 da ABL João Almino busca, a partir do reencontro com escritos do intelectual Sergio Paulo Rouanet, a personalidade autoritária de diversos “pseudo-conservadores” que querem assegurar o poder.
A Revista Brasileira é composta de outros textos, como resenhas, textos literários inéditos e, nesta edição, também publica um relato do poeta e membro da Academia Ferreira Gullar (1930-2016), que sofreu com a perseguição e exilio durante a ditatura civil-militar do Brasil.
Matéria na íntegra: https://www.publishnews.com.br/materias/2025/07/17/centro-de-pesquisa-e-formacao-do-sesc-recebe-o-lancamento-da-revista-brasileira-da-abl-sobre-autoritarismo
17/07/2025