O jornalista e escritor Ruy Castro conquistou o Prêmio Jabuti 2025 na categoria Livro do Ano com a obra O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim, uma coletânea de textos sobre o compositor brasileiro. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (27/10/2025), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que premiou vencedores em 23 categorias nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Premiação e reconhecimentos
Além da estatueta dourada, Ruy Castro recebeu R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres, que em 2026 celebra o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. Castro, eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2022, já havia recebido o Jabuti em 2023 com a obra Os Perigos do Imperador: Um Romance do Segundo Reinado.
A obra premiada inspirou o lançamento do seriado Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil, veiculado em agosto na Rádio MEC, com oito episódios semanais sobre estilos, fases e artistas que interpretaram Jobim ao longo da carreira.
Trajetória de Ruy Castro
Nascido em 1948, em Caratinga (MG), Castro iniciou a carreira como repórter em 1967 e passou a se dedicar à escrita de livros a partir de 1990. É reconhecido por biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, além de reconstituições históricas sobre a Bossa Nova e o Rio de Janeiro dos anos 1920.
Homenagem do Ano
A escritora Ana Maria Machado foi escolhida como Personalidade Literária 2025, homenagem destinada a autores que contribuíram para a cultura brasileira e formação de leitores. Com mais de cem títulos publicados, Machado é a sexta ocupante da Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras, com obras traduzidas em mais de 20 países. Ela já venceu o Prêmio Jabuti três vezes, nas categorias Literatura Infantil e Infantojuvenil.
Principais vencedores por categoria
-
Conto: Dores em salva – Elimário Cardozo | Patuá
-
Crônica: O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim – Ruy Castro | Companhia das Letras
-
Infantil: Estações – Marilda Castanha, Daniel Munduruku | Moderna
-
Juvenil: O Silêncio de Kazuki – André Kondo, Alessandro Fonseca | Telucazu Edições
-
Poesia: Respiro – Armando Freitas Filho | Companhia das Letras
-
Romance Literário: Vento em setembro – Tony Bellotto | Companhia das Letras
Outras categorias de Não Ficção, Produção Editorial e Inovação também premiaram autores e projetos com estatuetas e prêmios de R$ 5 mil. O processo de curadoria envolveu 60 jurados e 4.530 obras inscritas nesta 67ª edição do Prêmio Jabuti.
Matéria na íntegra: https://jornalgrandebahia.com.br/2025/10/ruy-castro-vence-premio-jabuti-2025-com-obra-sobre-tom-jobim-e-e-destaque-na-literatura-brasileira/
29/10/2025