Representantes de instituições empresariais, culturais e educacionais do Rio de Janeiro divulgaram agora em dezembro um manifesto convocando esforços coordenados para a revitalização da região central da cidade. Entitulado de “Juntos pelo Centro do Rio”, o documento destaca a importância do bairro como polo econômico, cultural e turístico e propõe ações integradas em áreas como segurança, urbanismo, cultura, comércio e inclusão social. O DIÁRIO DO RIO é um dos apoiadores da ação.
O movimento reforça que a revitalização não depende apenas de obras ou eventos isolados, mas de políticas públicas integradas com participação das entidades privadas. Entre os objetivos estão a melhoria da iluminação e acessibilidade, a criação de rotas pedonais, a integração da agenda cultural com comércio e serviços, além de programas de acolhimento, saúde mental e qualificação profissional.
Cláudio André de Castro, mordomo dos Prédios da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e vice-presidente do Conselho de Renovação do Centro da ACRJ, destacou a importância da união das instituições: “É vital que finalmente todas as instituições cuja existência fazem o Centro como nós o conhecemos se juntem para unir-se aos esforços que a prefeitura já tem feito e que cada uma das entidades tem feito isoladamente. Mas unidas, elas podem muito mais, porque atraem uma quantidade imensa de pessoas para o Centro do Rio de Janeiro todos os dias, e sua história se funde com a história do Centro histórico.”
Entre as mais de 40 instituições signatárias estão organizações empresariais, órgãos de classe, museus, teatros, centros culturais e entidades religiosas, incluindo a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), SEBRAE Rio, Academia Brasileira de Letras (ABL), AquaRio, Museu do Amanhã, Theatro Municipal e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
O manifesto finaliza enfatizando a importância de ações coletivas e contínuas para devolver centralidade, segurança e pertencimento ao Centro do Rio, ressaltando que o futuro da região depende da colaboração entre entidades privadas, governo e comunidade.
Instituições citadas no manifesto:
Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN
SEBRAE Rio
Academia Brasileira de Letras – ABL
Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Academia Nacional de Medicina – ANM
AquaRio
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB
Centro Cultural dos Correios
Centro Cultural da Justiça Federal
Centro Cultural Paço Imperial
Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos
Clube de Engenharia
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RJ
Diário do Rio
Disque Denúncia RJ
Federação das Associações Comerciais e Empresariais do RJ – FACERJ
Federação do Transporte de Cargas – FETRANSCARGA RJ
Fundação Casa Brasil
Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Junta Comercial do RJ
Museu
do Rio de Janeiro – MAM
Museu de Arte do Rio – MAR
Museu do Amanhã
Museu Castro Maya
Museu Histórico Nacional
Museu Nacional de Belas Artes
Museu Naval
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-RJ
Pier Mauá
Real Gabinete Português de Leitura
Rotary Clube do Brasil
Sala Cecília Meireles
Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
Teatro Carlos Gomes
Teatro João Caetano
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
TI Rio
Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Tribunal Regional Eleitoral – TRE-RJ
Matéria na íntegra: https://diariodorio.com/instituicoes-empresariais-e-culturais-lancam-manifesto-por-revitalizacao-do-centro-do-rio/
06/01/2026