“O Slam dos Estudantes ajuda a ABL a se modernizar e a se conectar com novas audiências”, enfatizou Antônio Carlos Secchin, acadêmico que participará do corpo de jurados juntamente com Ana Maria Gonçalves, Lucas Padilha e Godofredo de Oliveira Neto. A competição, destinada a alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino para Jovens e Adultos (EJA), consiste na performance de textos autorais, de tema livre, em até 3 minutos, sem objeto cênico ou acompanhamento musical.
O slam de poesia, uma modalidade que nasceu nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, na década de 80, chega ao Brasil associado à cultura do rap e das batalhas de rima. Em um contexto de expressão artística e liberdade de pensamento, o evento tem como objetivo valorizar a criatividade e a voz dos jovens, promovendo a integração entre literatura e cotidiano. A iniciativa pioneira dos professores de literatura e redação Gabriela Bueno e Leonardo Mello trouxe a poesia como uma ferramenta de empoderamento e expressão para seus alunos.
Nos últimos anos, os alunos-poetas têm abordado em seus versos temas relevantes, como desigualdade e violência, refletindo as experiências e desafios enfrentados em suas vidas. Agora, com a oportunidade de participar do slam na ABL, esses jovens talentosos terão a chance de compartilhar suas vozes e emoções com uma plateia composta por renomados escritores e críticos literários. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson, 203, na terça-feira (14) às 18h. Prepare-se para se emocionar com a poesia autêntica e inspiradora dos estudantes participantes.
Matéria na íntegra: https://diariodoestadogo.com.br/primeiro-slam-de-poesia-na-abl-estudantes-versus-imortais-da-literatura/
13/10/2025