Com uma programação de destaque tanto nacional quanto internacional, a segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis - Flipetrópolis - valoriza a produção local e regional, com curadoria dos escritores Gustavo Grandinetti e Marcelo Fernandes, presidente da Academia Petropolitana de Letras (APL). Nesta edição do Flipetrópolis, 35 autores do município e da região participarão de mesas-redondas. Foram selecionados escritores, professores, pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, arte-educadores, sociólogos, membros da APL, historiadores e mais.
Os debates da programação local e regional de Petrópolis serão realizados no Palácio de Cristal, com mesas que abordarão temas relacionados à produção cultural - sobretudo literária - petropolitana. A petropolitana Andréa Pachá participa da programação Nacional Internacional no dia 29 novembro, às 14h, juntamente a seu conterrâneo Marcelo Fernandes e à escritora carioca Eliana Alves Cruz. A escritora realizará a mediação de um encontro entre a autora Ana Maria Machado e o jornalista Jamil Chade no mesmo dia, às 19h.
A abertura oficial do Festival ocorre às 18h de quinta-feira, 27 de novembro, porém a programação local tem início às 14h. As rodas de conversa não serão realizadas no sábado, 29 de novembro, mas retornam no domingo, 30 de novembro, finalizando o Festival. A programação completa pode ser conferida no site do Flipetrópolis.
Confira a seguir a programação local do 2.º Flipetrópolis
- 27 de novembro, quinta-feira
14h 130 Anos de Raul de Leoni - Academia Brasileira de Poesia - Casa de Raul de Leoni, com Iara Roccha, João Carlos Bini e Vera Abad
15h Literatura de infância hoje, com Cristina Ferreira, Marileine Mendes e Roseni Kuranyi (Mediação)
16h Poesia em Petrópolis e sobre Petrópolis - A experiência do Sarau Saracura, com Álvaro Assis, Thiago Castanho, Angelica Paes e Marco Aureh (Mediação)
17hComo (re)pensar o nosso lugar Reflexões sobre “Petrópolis, entre o conhecido e o (des)conhecido”, com Lucas Ventura, Natália Lage e Carolina Freitas (Mediação)
- 28 de novembro, sexta-feira
14h Fazer ficção hoje, com Denilson C. Araújo, Sandra Britto, Julia Barandier, Luciana Chardelli e Lúcio Gil (Mediação)
15h Clube Leia Mulheres - Petrópolis, com Linda Feitoza, Drica Madeira e Ivone Sol (Mediação)
16h O legado drummondiano em Nova Antologia Poética Pedra Natal”, com Chistiane Michelin, Christovam Chevalier, Pedro Drummond (em vídeo) e Marcelo J. Fernandes (Mediação)
16h40 100 anos da Academia Petropolitana de Letras - memória e registro, com Cleber Alves
- 30 de novembro, domingo
10h30 Música e Imaginação Contação de história e Apresentação da Orquestra de Câmara da Fiocruz
11h30 Oficina Da Página à Cena, com Frederico Justen.
13h Slam dos Crias (exibição de documentário + competição)
15h Batalha de Rimas
Sobre o 2.º Flipetrópolis
A 2.ª edição do Flipetrópolis acontece de 27 a 30 de novembro, quinta-feira a domingo, no Palácio de Cristal, e tem como tema “Literatura, Encruzilhada e Arte”. O evento apresenta mesas de bate-papo com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação e desenho, oficinas, e atividades educativas para as crianças. O Autor Homenageado é o Antônio Torres, romancista consagrado e membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Outro destaque desta edição é a entrega oficial do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à vencedora de 2025, a escritora Sueli Carneiro.
Realizado graças à Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o 2.º Flipetrópolis tem o Patrocínio Máster da GE Aerospace e o apoio da Zeiss, da Caixa, da Academia Petropolitana de Letras, do Ipeafro e da Prefeitura de Petrópolis. Parceria de Mídia Amado Mundo. Todas as atividades são gratuitas, acessíveis, com Libras, audiodescrição e transmissão on-line via Youtube @flipetropolis.
Matéria na íntegra: https://diariodepetropolis.com.br/integra/2-o-flipetropolis-apresenta-programacao-local-e-regional-35424
24/11/2025