A Academia Brasileira de Letras realiza na próxima quinta-feira, 14 de agosto, a partir das 16h, no Petit Trianon, a eleição para a Cadeira nº 6 do Quadro dos Membros Efetivos, vaga aberta com a morte do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni.
Estão inscritos: Milton Hatoum, Eduardo Baccarin-Costa, Cezar Augusto da Silva, Antônio Campos, Paulo Renato Ceratti e AngelosD’Arachosia. O TRE-RJ irá ceder mais uma vez as urnas eletrônicas. A expectativa é que a eleição dure em torno de 30 minutos, caso não haja necessidade de segundo escrutínio.
Sandroni foi jornalista e muito dedicado à Academia, da qual foi presidente entre 2007 e 2009. Trabalhou nos grandes jornais cariocas, como Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Jornal do Commercio e O Globo.
Em 1976, ajudou a organizar o Manifesto dos Mil, documento dos intelectuais que acabou com a censura em 1976, ao lado Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles e Hélio Silva, entre outros.
Junto com sua mulher, Laura, escreveu um grande livro, “O Século de um liberal”, sobre a vida e obra de Austregésilo de Athayde, seu sogro, um dos grandes pensadores do Brasil.
11/08/2025