O escritor Ricardo Silvestrin abre o ciclo Cadeira 41 com uma conferência sobre Mario Quintana na próxima terça-feira, 5 de agosto, às 16h. A coordenação do ciclo é da Acadêmica Ana Maria Machado.
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/mario-quintana-524869
A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/afkHKSj8CDw?si=RcCVr55y0Qb5QG7l
Silvestrin destacará a diversidade formal da poesia de Mario Quintana, explorando como o autor transitou entre o verso metrificado, o verso livre, os poemas em prosa e a prosa poética. E vai mostrar, com a análise de trechos e exemplos, a coerência estética e a experimentação constante que marcam a vasta obra do autor gaúcho, além da maneira como ele experimentou e reinventou formas poéticas ao longo de sua obra, desafiando os limites entre lirismo e narrativa.
“Quintana foi um pesquisador da forma poética, sempre em busca de novas maneiras de expressar o humor, a filosofia e o cotidiano com simplicidade e profundidade”, diz ele.
Na próxima terça-feira (15), dando continuidade ao ciclo de conferências “Cadeira 41”, a escritora Laura de Mello e Souza comandará a conferência “Sergio Buarque de Holanda, historiador do cotidiano”, às 16h. A palestra trata da virada de Sérgio Buarque de Holanda para a história do cotidiano e da cultura material e de como sua formação literária marcou sua escrita historiográfica.
Sobre Ricardo Silvestrin
Ricardo Silvestrin lançou vinte e oito livros, entre poesia, conto, romance, literatura infantil e tradução.
É mestre em literatura pela UFRGS, com a dissertação "Manuel Bandeira, um poeta na fenda". Recebeu por cinco vezes o prêmio Açorianos de Literatura.
29/07/2025