A escritora Lilia Moritz Schwarcz venceu o Prêmio Jabuti Acadêmico, considerado a principal premiação de literatura científica no Brasil, com a obra "Imagens da Branquitude: A Presença da Ausência".
O evento, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foi realizado na noite de terça-feira (5), no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Além da estatueta do Jabuti Acadêmico, os autores vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também recebem a tradicional estatueta.
Segundo a autora, o livro é resultado de um curso ministrado há mais de 20 anos na USP (Universidade de São Paulo), intitulado “Lendo Imagens”.
A obra analisa o fenômeno social e cultural da branquitude a partir de suas manifestações simbólicas e iconográficas. Trata-se de uma leitura crítica das representações visuais que, ao longo da história, criaram imaginários responsáveis por naturalizar a supremacia branca e a concentração de riquezas nesse grupo.
Historiadora e antropóloga, Lilia é imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), professora da USP e já recebeu cinco Prêmios Jabuti.
A premiação reconhece e celebra os esforços de quem se dedica à produção de conteúdo científico, técnico e acadêmico.
Matéria na íntegra: https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2025/08/06/14320_lilia-schwarcz-vence-premio-jabuti-academico.html
07/08/2025