Entre a próxima quarta-feira (14) e sexta-feira (16), o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, receberá o seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral”, com a curadoria do escritor, socioambientalista e líder indígena Ailton Krenak, que participará dos três dias de evento.
Com foco no termo "desnaturada", o seminário irá propor uma reflexão sobre a desnaturalização da vida no planeta terra, onde apresentará um debate sobre os direitos da natureza, numa tentativa de retirar do ambiente fechado e acadêmico, uma pergunta essencial: “o que nós, os humanos, nos tornamos dentro da cadeia da vida no planeta?”.
“O planeta é um único organismo. Quando a gente convoca a ideia de falar dessa natureza e usando o termo desnaturada, é uma chamada para o afastamento que as nossas práticas e as nossas experiências, inclusive culturais, produziram ao longo de todo período moderno, desde a industrialização”, pontua Krenak.
Tais reflexões e debates acontecerão em rodas de conversa nos três dias de evento. Haverá também apresentação de coral indígena, oficinas dentro da temática do evento e uma vivência em aldeias indígenas de Aracruz.
Além de Krenak, as conversas serão conduzidas pelos convidados Fabio Scarano, Sidarta Ribeiro, Nurit Bensusan e Fabiano Piúba, todos conectados em suas biografias à literatura e ao tema central de “Desnaturada: Chamado Ancestral”.
Também participarão do evento Marcelo Guarani Werá Djekupé, Gessi Cassiano, Maria Laurinda Adão e Jocelino Tupinikim.
Matéria na íntegra: https://tribunaonline.com.br/cidades/parque-cultural-casa-do-governador-recebe-ailton-krenak-para-seminario-239789?home=esp%C3%ADrito+santo
08/05/2025