Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Radar Digital Brasília - Ana Maria Gonçalves e Valter Hugo Mãe participam do Sempre um Papo na Caixa Cultural Brasília

ABL na mídia - Radar Digital Brasília - Ana Maria Gonçalves e Valter Hugo Mãe participam do Sempre um Papo na Caixa Cultural Brasília

 

A entrada é gratuita, num patrocínio da CAIXA / Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Os ingressos ficam disponíveis uma hora antes do início do evento, e a classificação indicativa é 14 anos.

Em agosto, a CAIXA Cultural completa 45 anos de existência. A primeira unidade fundada foi a CAIXA Cultural Brasília e as demais encontram-se em Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O Sempre Um Papo faz parte da programação especial que foi planejada para esse marco tão importante. Um mês inteiro de celebração com eventos que passam por vários segmentos: shows e festivais musicais, exposições, mostras teatrais e demais ações culturais.

Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves são os dois Autores Homenageados do 3º Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu), que acontece na sequência do Sempre Um Papo em Brasília. O festival ocorre de 27 a 31 de agosto, quarta-feira a domingo, no Centro Histórico da cidade mineira, norteado pelo tema “Literatura, Encruzilhada e a Desumanização”. Os dois autores vão participar da programação de debates e lançamentos de livros do evento, que conta também com oficinas de escrita, exposição, atrações musicais e atividades para as crianças.

Ana Maria Gonçalves é escritora e jornalista, nascida em Ibiá, Minas Gerais, em 1970. Em julho deste ano, ela se tornou a primeira mulher negra a ser eleita imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL). Seu romance mais conhecido é “Um defeito de cor”, lançado em 2006 pela Editora Record, que se tornou uma referência da literatura afro-brasileira contemporânea e foi vencedor do Prêmio Casa de las Américas. A obra, ambientada entre o Brasil e a África do século XIX, narra a trajetória de Kehinde, uma mulher negra que, sequestrada ainda criança, enfrenta a escravidão e luta por liberdade e dignidade. Ana Maria Gonçalves viveu por mais de uma década nos Estados Unidos e segue contribuindo para o debate sobre literatura, racismo e direitos humanos, com textos, traduções e palestras no Brasil e no exterior.

Valter Hugo Mãe é escritor, editor e artista plástico. Cursou pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Universidade do Porto. Possui livros publicados de poesia, contos e narrativa longa. Em Portugal, atuou como editor de autores brasileiros como Ferreira Gullar, Manoel de Barros e Caetano Veloso. Atualmente, apresenta um programa de entrevistas na televisão e escreve colunas para os veículos Público e Jornal de Letras. Em seus trabalhos, o autor se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temáticas, que podem falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas contemporâneos enfrentados por países como Portugal ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada e histórias marcadas pela emoção.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Ana Maria Gonçalves e Valter Hugo Mãe

Dia: 26 de agosto, terça-feira, às 19h30

Local: Caixa Cultural Brasília – SBS – Quadra 4 – Lotes 3 e 4.

Entrada gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes do início.

Matéria na íntegra: https://radardigitalbrasilia.com.br/distrito-federal/ana-maria-goncalves-e-valter-hugo-mae-participam-do-sempre-um-papo-na-caixa-cultural-brasilia/

21/08/2025