Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Publish News - Marcelo Moutinho ministra aula-show sobre Zaquia Jorge na ABL

ABL na mídia - Publish News - Marcelo Moutinho ministra aula-show sobre Zaquia Jorge na ABL

 

O escritor Marcelo Moutinho vai conversar com o público sobre a sua primeira biografia, Estrela de Madureira: A trajetória da vedete Zaquia Jorge, por quem toda a cidade chorou (Editora Record), nesta quinta (21), às 17h30, no Teatro Raimundo Magalhães Jr, o maior da Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203 - Rio de Janeiro / RJ). Sob a coordenação do acadêmico Antônio Torres, a aula-show gratuita terá a participação do cantor Pedro Paulo Malta e do violonista Luís Filipe de Lima.

Zaquia Jorge (1924-1957) foi uma artista de primeira grandeza, que marcou a vida cultural do Rio de Janeiro dos anos 1940 e 1950. Trabalhou na célebre companhia de Walter Pinto, se destacou nos palcos, contracenou com Dercy Gonçalves e Oscarito e fundou o seu próprio teatro. O livro recupera a história da vedete que morreu aos 33 anos, afogada na então inóspita praia da Barra da Tijuca, causando comoção popular e especulação midiática. A sua morte trágica inspirou o samba "Madureira chorou", grande sucesso do Carnaval de 1958.

Em 1975, ela inspiraria o enredo "Zaquia Jorge, a vedete do subúrbio, estrela de Madureira", levado à Avenida pelo Império Serrano. Curiosamente, uma composição derrotada no concurso interno da escola foi gravada por Roberto Ribeiro e acabaria alcançando imensa repercussão popular. Lançada no disco do cantor com o título "Estrela de Madureira", é hoje lembrada nas rodas ao longo do país e se tornou mais conhecida do que o samba com o qual o Império desfilou.

Vencedor dos prêmios Jabuti 2022 e Clarice Lispector (Fundação Biblioteca Nacional) 2017, Moutinho reconstitui a vida de uma mulher à frente de seu tempo – que desafiou o estigma de mulher desquitada, abriu mão da guarda do filho e retomou, após a separação, o nome de solteira –, uma atriz incomum e fora dos padrões, que alcançou o estrelato no teatro de revista, atuou no cinema brasileiro emergente e, posteriormente, decidiu ousar como empresária das artes, rompendo as fronteiras da eterna cidade partida.

"Nasci e morei por boa parte da infância em Madureira. Desde pequeno, me intrigava o fato de que, apesar de Zaquia ser uma figura mítica entre os moradores do subúrbio, ter suscitado duas músicas de imenso sucesso e um enredo de escola de samba, sua história é pouquíssimo conhecida. Uma artista cuja morte mereceu destaque nas primeiras páginas dos jornais, cujo funeral contou com a presença de milhares de pessoas, que trabalhou no teatro da revista e nos populares filmes da época da chanchada, e cuja atuação como empresária foi absolutamente pioneira. Além de resgatar uma trajetória tão singular, o livro pretende tirá-la desse lugar de invisibilidade", contextualiza Moutinho.

Matéria na íntegra: https://www.publishnews.com.br/materias/2025/08/19/marcelo-moutinho-ministra-aula-show-sobre-zaquia-jorge-na-abl?mc_cid=98a99cc057&mc_eid=7b006eb058

19/08/2025