Com programação gratuita, a Flipelô reúne escritores do Brasil e de outros países, como a norte-americana Tracy K. Smith, a indiana Shelly Bhoil, a portuguesa Anabela Mota Ribeiro, a chilena Andrea Jeftanovic e o argentino Leopoldo Castilla. Entre os destaques, o marfinense Gauz, autor premiado de Camarade Papa e finalista do International Booker Prize 2023, participa no sábado (9), às 11h, do encontro “Com a Palavra, o Escritor”, na Casa Motiva, espaço estreante no evento. O mesmo local recebe, na sexta (8), às 11h, o moçambicano Adelino Timóteo, na mesa “Conversas Transatlânticas”. Ainda no sábado, às 17h30, Tatiana Dias Gomes, neta do homenageado, apresenta “Nas Trilhas das Novelas”, com canções de obras de Dias Gomes.
A programação infantil ocupa a Praça das Artes, no Espaço Infantil Mabel Velloso, com contações de histórias, oficinas criativas, lançamentos de autores baianos e atividades culturais. Na quinta (7), às 15h, a escritora Flávia Lins e Silva, criadora de Detetives do Prédio Azul, participa de um bate-papo mediado por Catarina Neris. No sábado (9), no mesmo horário, o espaço recebe a autora Thalita Rebouças, de “Fala Sério, Mãe” e “Diário de Uma Garota Esquisita”, em um dos encontros mais aguardados do público infantojuvenil.
Os autores baianos também ganham destaque na Casa das Editoras Baianas, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, com nove editoras independentes participantes. Na sexta (8), às 16h, o escritor Dênisson Padilha participa, ao lado da amapaense Lulih Rojanski, da mesa “De que terra você é? Eu sou da literatura”, no Museu Eugênio Teixeira Leal, com mediação de Luisa Sá Lassere.
A música também integra a festa: na quinta (7), às 14h, a Camerata da OSBA apresenta Quarteto Novo na Igreja São Pedro dos Clérigos; no sábado (9), Gerônimo Santana e a Banda Monte Serrat comandam “Na Trilha dos Personagens”, às 20h, no Largo do Pelourinho; e, no domingo (10), às 18h, a Orquestra Afrosinfônica encerra a programação no mesmo palco.
Matéria na íntegra: https://www.portalin.com.br/notas/dias-gomes-e-o-homenageado-da-flipelo-2025-que-comeca-nesta-quarta-6-em-salvador/
06/08/2025