A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro inaugura neste domingo (24), no Campus da Gávea, Zona Sul do Rio, a segunda edição da sua feira literária, a ExpoLivro PUC-Rio. O evento gratuito, que vai até sexta-feira, sempre das 9h às 19h, terá a presença de mais de 30 autores ao longo de uma programação que contempla lançamentos, debates, painéis temáticos, masterclasses e entrevistas.
Diversas editoras estarão presentes nos estandes que ocuparão o campus, como Companhia das Letras, HarperCollins, Intrínseca, Rocco, Record e Globo Livros, além da própria Editora PUC-Rio, que idealizou e que realiza a feira, e outras editoras universitárias.
— Estamos muito animados com esta edição, trata-se de um evento que tem o intuito de aproximar o mercado editorial da universidade e também abrir o espaço do campus da PUC-Rio para a sociedade — diz Tatiana Helich, organizadora da ExpoLivro. — Estamos com uma programação com nomes de peso do mercado e várias atrações, conversas sobre o mercado entre autores e editores.
A abertura oficial do evento está marcada para 12h e será realizada pelo padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., reitor da PUC-Rio, na arena do campus. Mas a programação começa antes. A primeira mesa de conversa acontece às 9h, na Casa de Inovação, e o tema é “Quem faz o livro e os desafios da construção desse objeto surpreendente”, com participação de Fernando Sá, Alexandre Martins Fontes, Dante Cid, Debora Fleck, Elisa Menezes e Liciane Correa. Às 11h, no mesmo local, o poeta e professor Paulo Henriques Britto falará sobre sua trajetória com mediação de Julia Barandier. Na parte da tarde, às 15h, os jornalistas Ana Cecilia Impellizieri Martins, Cecilia Olliveira e Chico Otávio conversam na mesa “O livro-reportagem”.
’Filhos da PUC’
Ao longo da semana, há outros destaques. Na terça-feira (26), 11h, será a vez de o advogado José Roberto de Castro Neves, eleito este ano para a Academia Brasileira de Letras, falar na Casa de Inovação sobre sua trajetória.
Às 12h, no mesmo espaço, a escritora paulistana Aline Bei vai ministrar uma masterclass ao lado da editora e professora Adriana Maciel. Bei, que também contará sua trajetória na Arena, às 13h, é um dos vários “filhos da PUC” que estarão na programação da feira. O termo é uma brincadeira entre alunos e ex-alunos que passaram pela universidade. Será, no entanto, a primeira vez da escritora de 37 anos no campus da Gávea.
— Fiz uma pós-graduação de 2021 a 2023 em escritas performáticas, e foi maravilhoso. Me gerou, inclusive, reflexões fundamentais para construir “Uma delicada coleção de ausências”, meu novo livro, cuja primeira parte foi escrita toda dentro da pós-graduação — diz ao GLOBO a autora, que também publicou “O peso do pássaro morto” (2017) e “Pequena coreografia do adeus” (2021). — Vai ser emocionante poder conhecer a PUC-Rio, porque fiz a pós-online, né? Mas também sou “filha da PUC” porque eu fiz PUC aqui em São Paulo.
Outro ex-aluno da universidade da Gávea com presença confirmada é o historiador Thiago Gomide, que ganhou projeção com o perfil “Tá na história”, que mantém nas redes sociais. Gomide, que também é colunista do GLOBO, vai revisitar sua trajetória na quarta-feira (27), às 11h, na Casa de Inovação, com mediação de Valmir Moratelli.
— Acho fundamental um evento como esse para os estudantes, para os professores e para a sociedade do Rio. A PUC é uma grande casa de apresentação de ideias, de debates para todos — comenta o historiador. — É uma casa que inclui, que consegue abraçar as ideias distintas. Um evento literário permite e aprofunda isso e também cumpre o papel da universidade de ser não só formadora, mas uma grande estimuladora de pontos de vista.
O GLOBO na feira
Na quinta-feira (28), o escritor e filósofo Mario Sergio Cortella repassa sua carreira em papo com o jornalista Guilherme Amado, às 11h, também na Casa da Inovação. Às 13h, na Arena, Amado recebe a jornalista Míriam Leitão, imortal da ABL e também colunista do GLOBO.
Às 15h, o editor-executivo do GLOBO André Miranda e o escritor e historiador Leonêncio Nossa, biógrafo do jornalista Roberto Marinho (1904-2003), participam do painel temático “100 anos do jornal O GLOBO”.
Na sexta-feira (29), último dia da ExpoLivro, o repórter da TV Globo Ricardo Abreu, que também é ex-aluno da PUC-Rio, entrevista a escritora cubana Tereza Cárdenas, às 13h, na Arena. Às 15h, ele vai mediar o painel “A sagrada cultura da rua”, com Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino.
Matéria na íntegra: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/08/24/puc-rio-realizada-segunda-edicao-da-expolivro-com-participacao-de-jose-roberto-de-castro-neves-aline-bei-e-miriam-leitao.ghtml
25/08/2025