Será prestigiadíssima a cerimônia de posse de Miriam Leitão na Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta sexta-feira (08) – e não poderia ser diferente em se tratando da grande jornalista que ela é. O evento está na agenda de um nome do primeiro escalão do governo federal e da autoridade máxima do Banco Central (BC).
Confirmaram presença na posse o ministro da Economia, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo. É provável ainda que, segundo o protocolo da Casa,Haddad seja chamado à Mesa caso o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, não compareça à cerimônia.
A jornalista e escritora foi eleita para a ABL no dia 30 de abril e vai ocupar a cadeira de número 07, vaga com a morte do cineasta Cacá Diegues (1940-2025). Miriam dedicou à Literatura infanto-juvenil muitos de seus livros, nos quais aborda temas relacionados à Sustentabilidade e à preservação ambiental.
E, durante a cerimônia, Haddad e Galípolo vão poder deixar de lado – ainda que temporariamente – as preocupações relacionadas ao Tarifaço de Donald Trump.
No que fazem muito bem, aliás.
Matéria na íntegra: https://newmag.com.br/ilustres-presencas-4/
07/08/2025