Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL celebra os 50 anos da independência dos países africanos colonizados por Portugal

ABL celebra os 50 anos da independência dos países africanos colonizados por Portugal

 

Uma reflexão profunda sobre as literaturas brasileira e africana a partir de uma perspectiva sulglobalista. Essa é a proposta do I Seminário “Vozes das margens no mundo", que será realizado na próxima quinta-feira, 13 de novembro, com entrada franca. O evento celebra os 50 anos da independência dos países africanos colonizados por Portugal — Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe — e tem como objetivo discutir os vínculos históricos, culturais e literários entre Brasil e África. 

Ao promover um debate decolonial e intercultural sobre as literaturas das margens, o seminário questiona estereótipos e valoriza novas formas de representação, ressaltando os processos de memória, resistência e identidade.

O Acadêmico Domício Proença Filho abre o seminário às 14h. A coordenação do evento é do professor, poeta e ficcionista Anelito de Oliveira. O Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto representará o presidente da ABL, Merval Pereira.

Haverá ainda uma homenagem ao Acadêmico africanista Alberto da Costa e Silva, reforçando a importância da memória e do reconhecimento no âmbito das relações culturais Brasil-África.

O evento é uma extensão do projeto “Terceira Feira: encontro de literaturas das margens do mundo”, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Humano Daghobé.

O seminário será dividido em três momentos: o primeiro, às 15h, é um debate sobre “Os 50 Anos das Literaturas Africanas escritas em Língua Portuguesa e a contribuição da literatura brasileira ao enfrentamento do colonialismo”, com o coordenador do evento, Anelito de Oliveira; o segundo, às 16h, é a “Terceira feira: encontro de literaturas das margens do mundo”, que reúne escritores brasileiros e africanos para dialogar sob mediação do coordenador; e o terceiro, às 17h, é dedicado ao lançamento e apresentação de dez volumes especiais em edições de capa dura da Coleção “Infame Ruído” e um da Coleção “Atravessamentos Impossíveis”, da Inmensa Editorial.

12/11/2025