O escritor e professor de Literatura Brasileira Gilberto Araújo vai mostrar os bastidores literários, culturais e políticos do Brasil nas primeiras décadas do século XX, a partir dos dois volumes do Diário Secreto de Humberto de Campos, publicados em 1954, 20 anos após a morte do autor.
Com coordenação do acadêmico Ruy Castro, “Humberto de Campos: Diário Secreto" é a segunda conferência do ciclo “Literatura e Memória” e será realizada na próxima terça-feira (11), às 16h.
Gilberto Araújo vai ainda falar sobre os processos de composição de um diário como o de Humberto de Campos e sua relevância para os estudos de teoria e crítica literária. examinará temas como os mecanismos de legitimação da figura do escritor na Belle Époque e a crescente presença das mulheres na vida literária; os valores da celebridade e da visibilidade pública dos homens de letras, entre eles Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Coelho Neto, além das dinâmicas entre editoras, periódicos e redes de sociabilidade entre escritores e políticos.
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/humberto-de-campos-524917
A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/KbAN_wp5VwI?si=hn4YNm2MuCX0Itaj
Sobre a obra
O livro Diário Secreto oferece um retrato detalhado da vida política e literária da época, com histórias, mistério e fantasia, revelando a mente de Campos ao detalhar os vícios da sociedade.
A obra reúne anotações escritas entre 1906 e 1934 com a recomendação de publicação apenas 15 anos após sua morte. A publicação revela as confissões, críticas e desabafos do autor sem a autocensura que aplicava em seus textos públicos.
Na próxima terça-feira (18), às 16h, será o terceiro encontro do ciclo de conferências “Literatura e Memória”, com a participação da cineasta Helena Solberg na conferência “Diário e transgressão ou o refúgio do eu”.
Sobre Gilberto Araújo
Gilberto Araújo é professor de Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Foi professor visitante na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III (2022-2023), onde também realizou estágio pós-doutoral.
Publicou diversos ensaios e palestrou no Brasil e no exterior, tendo passado por centros culturais e universidades da Europa, Américas e Ásia. Bolsista FAPERJ, na categoria Jovem Cientista, e Bolsista em Produtividade do CNPq, com pesquisa sobre produção verbovisual édita e inédita de Raul Pompeia. Membro de grupos de pesquisa sobre o século XIX no Brasil e da AIERTI (Associação Internacional para os Estudos das Relações entre Texto e Imagem). Atualmente, prepara um catálogo raisonée com os desenhos de Raul Pompeia.
Coordena ainda, em parceria com o Prof. Pedro Paulo Catharina (UFRJ) e com a Prof.ª Éléonore Reverzy (Sorbonne Nouvelle), o projeto "Os valores da celebridade", concentrado no século XIX e na Belle Époque.
Em 2023, recebeu a Medalha Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, por serviços prestados à instituição. É autor de Mudança de plano: ensaios de literatura brasileira (2022),Literatura brasileira: pontos de fuga (2014),Júlio Ribeiro (2011),Melhores crônicas de Humberto de Campos (2009), dentre outros.
04/11/2025