Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > A história da língua nos dicionários: a lexicografia do português do século XVI ao XXI, com Laura do Carmo

A história da língua nos dicionários: a lexicografia do português do século XVI ao XXI, com Laura do Carmo

 

Laura do Carmo, professora, doutora em língua portuguesa pela UERJ e mestre em literatura brasileira pela UFRJ, conduz a palestra do “Quinta é Cultura”, intitulada “Sobre a lexicografia de língua portuguesa: dos séculos XVI ao XXI” no dia 24 às 17h30. O Acadêmico Ricardo Cavaliere será o coordenador.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/sobre-a-lexicografia-de-lingua-portuguesa-dos-seculos-xvi-ao-xxi-599162

A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=x6k0YWbtXK8

Laura do Carmo abordará o papel central dos documentos escritos na construção da história das línguas, com ênfase especial nos dicionários. “ Esses instrumentos, além de registrarem o léxico, também funcionam como documentos prescritivos e seletivos, moldados pela subjetividade de seus autores, pelas técnicas disponíveis e pelos valores culturais e científicos de sua época.”

A proposta dela é apresentar um panorama da produção lexicográfica em língua portuguesa ao longo dos séculos, com a leitura e análise de obras fundamentais do cânone lexicográfico, bem como de trabalhos que têm como objetivo complementar os grandes dicionários. A palestra oferecerá uma reflexão crítica sobre como essas obras ajudam a entender não apenas a língua, mas também o contexto histórico e cultural de sua elaboração.

Na próxima quinta-feira, dia 31, dando continuidade ao Quinta é Cultura, o escritor e presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia, fará a última palestra da programação de julho, intitulada “D. Pedro II e a França – relações culturais e legado”, às 17h30. Garcia abordará o perfil cosmopolita de Dom Pedro II, com ênfase em sua relação com a cultura francesa. A conferência resgata o diálogo do imperador com intelectuais como Victor Hugo e propõe refletir sobre o impacto dessa troca na sua atuação pública e na cultura brasileira.

Sobre Laura do Carmo

Laura do Carmo é doutora em língua portuguesa pela UERJ e mestra em literatura brasileira pela UFRJ. É pesquisadora do Setor Ruiano da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde desenvolve pesquisas relativas à dicionarística de língua portuguesa e à filologia, sobretudo na edição de textos de Rui Barbosa.

Organizou os dois volumes dos livros História social da língua nacional, foi uma das responsáveis pela edição anotada e aumentada de A linguagem dos cantadores, de Clóvis Monteiro, entre outros. É uma das editoras do dossiê Gramáticas e dicionários do português (disponível no site da Fundação Biblioteca Nacional). O dossiê apresenta a coleção de gramáticas e dicionários na Biblioteca Nacional e da Casa de Rui Barbosa.

Integrou a equipe dos dicionários Houaiss, como lexicógrafa, coordenadora de revisão, coordenação de projetos e elaboração de manuais de redação.

17/07/2025