A ABL inicia seu último ciclo de conferências do ano, “Memórias da Academia – Duas faces da Academia”, na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro. O Acadêmico e historiador Arno Wehling falará sobre "A percepção de Joaquim Nabuco", às 16h, A coordenação será do presidente da ABL, Merval Pereira, e a entrada é franca.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-percepcao-de-joaquim-nabuco-657466/ [1]. A conferência também pode ser acompanhada pelo Youtube da ABL: https://www.youtube.com/live/7nglDKWoL8w?si=22adubc0YieZ0KYy [2]
Segundo Arno Wehling, “o enfoque se restringirá à defesa que Nabuco fez da chamada “teoria dos expoentes”, atribuindo a um certo número de acadêmicos perfil próprio, distinto por motivos diversos, daqueles que deveriam representar o universo literário em sentido estrito, como ficcionistas e poetas”.
A estreita cooperação entre Nabuco e Machado de Assis, o “par perfeito” como os chamou Graça Aranha, demonstra que, antes de antagonismo, houve a percepção que se complementavam as “duas faces da Academia”.
Neste mesmo dia, às 17h30, o jornalista e pesquisador C.S. Soares abordará a sua obra “Machado: o filho do inverno” em uma palestra especial com coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.
Encerrando o ciclo de dezembro, o Acadêmico Domício Proença Filho fará a conferência “A percepção de Machado de Assis” na terça-feira, dia 9 de dezembro, às 16h, com coordenação será do Acadêmico Arno Wehling.
26/11/2025Links
[1] https://www.even3.com.br/a-percepcao-de-joaquim-nabuco-657466/
[2] https://www.youtube.com/live/7nglDKWoL8w?si=22adubc0YieZ0KYy