Na noite de hoje (1º), o Teatro Gustavo Leite recebeu um dos momentos mais aguardados da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas: a presença da escritora Ana Maria Gonçalves, um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea. A autora mineira é a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras e responsável por “Um defeito de cor”, obra consagrada da literatura nacional que aborda temas como identidade, ancestralidade e resistência.
A participação de Ana Maria Gonçalves na Bienal faz parte da colaboração do Sesc Alagoas com o evento, em uma ação conjunta com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além de ocupar a Sala Pajuçara (uma das salas do Centro de Convenções Ruth Cardoso) com uma programação especial, o Sesc colabora diretamente com a programação principal da Bienal trazendo grandes nomes da literatura, como é o caso de Ana Maria Gonçalves.
Durante o bate-papo realizado no teatro e mediado pela profª drª da Ufal Daniela Beny, a autora falou sobre sua trajetória como leitora, o processo de escrita de “Um defeito de cor” e abordou temas como ancestralidade e representatividade negra na literatura. “Ocupar esse espaço que por muito tempo nos foi negado é muito importante”, afirmou.
Em entrevista concedida à Rádio Ufal antes do evento, a escritora destacou a energia positiva da bienal, afirmando sentir-se em casa. Também comentou sobre o papel da literatura na desconstrução de preconceitos e na construção de uma sociedade mais tolerante e aberta à diversidade. Após o bate-papo, o público teve a oportunidade de fazer perguntas à autora e participar de uma sessão de autógrafos.
Matéria na íntegra: https://www.sescalagoas.com.br/sobre-o-sesc/noticias/em-bate-papo-ana-maria-goncalves-encanta-o-publico-da-11a-bienal-internacional-do-livro-de-alagoas [1]
05/11/2025Links
[1] https://www.sescalagoas.com.br/sobre-o-sesc/noticias/em-bate-papo-ana-maria-goncalves-encanta-o-publico-da-11a-bienal-internacional-do-livro-de-alagoas