Coube ao diretor de pesquisa do IEC, professor Vivaldo Moura Neto, representando a equipe de pesquisadores do instituto, receber o cheque simbólico de R$ 8 milhões para investimentos em projeto no campo da clínica neurovascular da unidade.
“Tenho orgulho de ver o potencial que o Instituto Estadual do Cérebro possui e sua capacidade de fazer pesquisas que resultem em melhoria do atendimento à população do estado do Rio. Cada vez que ganhamos uma outorga para nova linha de pesquisa é mais qualidade que levamos para o Sistema Único de Saúde, para um instituto que é totalmente voltado para a população. Será mais uma linha de pesquisa inovadora desenvolvida por esta unidade”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, que participou da mesa de abertura da solenidade da entrega das outorgas.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes, reforçou que o objetivo da Pasta é investir em equipamentos de alta complexidade para melhorar cada vez mais o atendimento à população fluminense. Ele ressaltou que ao mesmo tempo que crescem as possibilidades de financiamentos, também houve aumento da capacidade da Faperj cobrar os resultados dos projetos financiados.
“Precisamos dos cientistas, pois sem vocês a fundação não existiria. Que possamos ter outros editais para transformar a ciência em benefício da população”, disse o secretário.
O diretor-médico do IEC, Dr. Paulo Niemeyer Filho, destacou a importância do apoio da fundação para que o instituto possa continuar oferecendo procedimentos de melhor qualidade e alta tecnologia.
Com apoio da Faperj, o IEC adquiriu importantes equipamentos, como o acelerador linear acoplado à ressonância, que ampliou a capacidade de diagnóstico e tratamento de casos complexos, beneficiando diretamente a população do estado. Além da assistência, o IEC mantém forte atuação em pesquisa clínica e produção científica de excelência, consolidando-se como instituição geradora de conhecimento e inovação em neurociências
A diretora-científica da Faperj e presidente da Academia Nacional de Medicina, Eliete Bouskela, reafirmou a importância de se manter o parque científico do estado atualizado com equipamentos de tecnologia de ponta. Segundo ela, a fundação continua comprometida com a continuidade de realizar pesquisas de boa qualidade.
“É fundamental termos agências de fomento, como a Faperj, para continuarmos investindo em pesquisas. A fundação tem sido o refúgio dos pesquisadores com lançamentos de editais para financiamentos. Contamos sempre com apoio da comunidade científica para a manutenção no nosso parque tecnológico”, afirmou Eliete.
A presidente da Faperj, Caroline Alves da Costa, classificou a entrega do termo de outorga nesta terça-feira como mais um marco na gestão da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia no propósito de fortalecer o setor no Rio de Janeiro.
Transformação da prática clínica neurovascular
O trabalho que será desenvolvido pela equipe de pesquisadores do IEC tem como objetivo principal a aplicação de técnicas hemodinâmicas avançadas para tratamento de dores de cabeças crônicas, tumores cerebrais e doenças endócrinas. O estudo também abordará complicações neurológicas de infecções virais como zika e dengue. O novo sistema será pioneiro na América Latina, com uso de abordagem terapêutica inovadora com potencial para transformar a prática clínica neurovascular.
“É um projeto que permite analisar, por meio de um equipamento, a circulação do sangue, com detalhes das artérias do cérebro. A importância do equipamento está no pós-operatório que precisamos verificar se o paciente está estabilizado e sabermos se a cirurgia foi bem sucedida. Também utilizamos esse princípio, por exemplo, para mapear os efeitos da infecção por zika nos tumores no cérebro na circulação sanguínea das artérias”, explicou o professor Vivaldo Moura Neto.
O especialista ressalta a relevância do financiamento da Faperj para a aquisição do equipamento do estudo. E destacou que a fundação tem vital importância no desenvolvimento da pesquisa, não somente no IEC, mas para outros setores do estado do Rio.
Matéria na íntegra: https://www.conass.org.br/pesquisa-neurovascular-do-instituto-estadual-do-cerebro-tera-financiamento-da-faperj/ [1]
24/07/2025Links
[1] https://www.conass.org.br/pesquisa-neurovascular-do-instituto-estadual-do-cerebro-tera-financiamento-da-faperj/