Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Abertas as inscrições de trabalhos para o II Seminário em Memória, Formação e Organização de Acervos Institucionais

Abertas as inscrições de trabalhos para o II Seminário em Memória, Formação e Organização de Acervos Institucionais

A Academia Brasileira de Letras, por meio da Biblioteca Rodolfo Garcia e da Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, convida alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de bibliotecas, arquivos, museus, centros de memória, associações e instituições culturais a submeterem trabalhos ao II Seminário em Memória, Formação e Organização de Acervos Institucionais.

O Seminário será nos dias 21 e 22 de setembro. No primeiro dia, serão realizadas duas mesas.

• Mesa 1(manhã): Acervos de memória como fonte histórica, sob coordenação do Acadêmico Arno Wehling;

• Mesa 2 (tarde): Colecionismo como prática cultural, sob coordenação da Acadêmica Lilia Schwarcz.

O dia 22 será destinado à participação de alunos que submeterem trabalhos para apresentação. O período de submissão terá início nesta segunda-feira, dia 01/06/2026, com encerramento em 01/07/2026, e tem uma taxa de inscrição de R$ 50,00. As submissões devem ser feitas pelo próprio site da ABL no link: https://www.academia.org.br/bibliotecas/seminarios/ii-seminario

O Seminário tem como objetivo promover reflexões e debates acerca da memória, da preservação documental, da formação de acervos e dos processos de organização, representação e difusão da informação em instituições culturais e científicas, reunindo pesquisas e experiências desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento.

Serão aceitos trabalhos inéditos que dialoguem com os eixos temáticos do evento, incentivando a participação de estudantes de pós-graduação e pesquisadores interessados nas interfaces entre memória, patrimônio, informação e cultura.

26/05/2026